terça-feira, 14 de julho de 2009

O Poeta #1

Poema dedicado à minha terra natal Lousada

O poeta ao escrever chora
Os dias que não viveu
E sente tantas saudades
Pela terra onde nasceu.

Quem te viu Lousada antiga
Com os teus soutos de carvalhos
Castanheiros e cerejeiras
Tinhas encantos tamanhos.

No dia da festa grande
Com a vila iluminada
Tu eras um paraíso
Até à alta madrugada.

Eram balões a subir
E os foguetes no ar
Gigantones cabeçudos
E as músicas a tocar.

Lousada terra querida
Como tu não há igual
Tens os mais lindos recantos
Que eu já vi em Portugal.

Carreirinhas estreitinhas
Caminhos enlameados
Silvados cheios de rosas
A esconder os namorados.

Quando eu era pequenino
Era a festa que eu gostava
Para ver a roda dos cavalinhos
E também a vaca brava.

Uma festa como esta
Não me esquece da memória
Nunca poderá acabar
Faz parte da nossa história.


(retirado de Romance de Amor e Saudade)